segunda-feira, 31 de março de 2014

Para saber mais - Semana de Literatura

Vocabulário e jargões do futebol


TORCEDOR 

É bem curiosa a utilização da palavra torcedor para designar quem apoia um time. O jornalista Luiz Mendes, em uma entrevista, contou que a expressão foi cunhada pelo cronista Coelho Neto, no início do século XX, em referência às mulheres elegantes que acompanham os jogos do Fluminense e, ansiosas, torciam as luvas ao ver os lances de seu time. 

A palavra passou, assim, a denominar quem apoia um time. Mais tarde, o termo se expandiu para outros esportes e hoje, temos 190 milhões de torcedores no Brasil.



ZAGUEIRO 

A palavra zagueiro é originária do termo zaga, para definir o jogador que trabalha atrás, na defesa da equipe. Todavia, no português, a palavra zaga está associada, exclusivamente, ao futebol.

No entanto, o termo se originou da palavra espanhola zaga, que define a parte detrás de alguma coisa ou, ainda mais precisamente, a última linha de uma tropa em marcha.



GOL OLÍMPICO 

No início, o gol marcado direto do escanteio não era considerado válido no futebol.

Em 1924, a FIFA alterou as regras, para validar o gol feito pelo cobrador do escanteio. Em outubro do mesmo ano, a Argentina venceu o Uruguai em um amistoso, por 2 x 1. Na partida, o argentino Cesáreo Onzari marcou um gol olímpico.

A expressão passou a ser usada pelos argentinos para ironizar os uruguaios, então campeões olímpicos e, a partir de então ganhou o continente e acabou aterrissando no Brasil.



ESCRETE

Indica os selecionáveis de determinado time.

Escrete vem do inglês scratch, que significa "linha ou marca desenhada para servir de ponto partida; linha de partida" no sentido de que todos os competidores partem da mesma linha, do mesmo ponto.



BICHO

É um incentivo pago quando o time vai bem. Antigamente, o "bicho" vinha a cada vitória, mas hoje o mais comum são os acordos por metas: paga-se se o time chegar à final de um torneio, por exemplo. A média do que um craque ganha de "bicho" por ano dá 7% do total da grana que ele retira por mês. Ou seja, não é uma recompensa tão grande para quem tem salário alto.



LUVAS

É um valor oferecido ao craque no início do contrato. Ele pode ser pago de uma só vez ou em parcelas mensais - caso que a gente usou nesse exemplo. Muita gente diz que esse costume tem se tornado raro, mas vários empresários confirmam que jogadores que ganham mais de 20 mil reais por mês costumam pedir luvas para ingressar em outra equipe



CORNETEIROS

Torcedor que, sempre está insatisfeito, critica jogadores, e se sente no direito de exigir a demissão do técnico. A origem está na cultura dos boiadeiros (vem de boi-corneta, animal que os mugidos, reúne o rebanho em torno de si)



PÓ DE ARROZ

Até as primeiras décadas do século XX ,o futebol era praticado somente pela Elite, aos poucos a modalidade extrapolou os muros dos clubes de ricos e ganhou a periferia o morro e o moleque,não sem conflitos.

A princípio, as principais equipes não aceitavam mestiços e negros,toleravam no máximo pobres, desde que fossem brancos apelido pelo qual o Tricolor é até hoje tratado.



GOL DE PLACA

É usada para designar gols que, por sua rara beleza e dificuldade, também merecem uma placa. Surgiu com um gol marcado pelo Pelé no Maracanã, na partida Fluminense 1 x 3 Santos, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. O gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo e foi o segundo de Pelé no jogo. O gol foi tão bonito, que foi o primeiro gol no Brasil a ser homenageado com uma placa.



ACERTOU ONDE A CORUJA DORME

Expressão usada pra indicar quando a bola chutada entra no ângulo reto superior da trave do gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário